Páginas

A PÁTRIA É A CASA DA GENTE 

Todo grupo humano cria e desenvolve uma cultura. A cultura fica sendo uma espécie de seio materno, um ninho protetor para onde nós corremos e nos abrigamos quando precisamos de carinho e afeto. A cultura é sempre algo sagrado. É como se fosse a água para o peixe, o ar que respiramos. Cultura é a maneira de comer, de beber, de se visitar, de cantar, de dançar, de se vestir, de celebrar, de fazer festa. Nesse sentido, é impossível dizer que existe uma cultura melhor ou pior. Existem culturas diferentes e para cada povo, cada nação, cada comunidade, a cultura que eles desenvolvem é sempre a melhor. Querer insistir que uma cultura é melhor que a de outros, além de ser um tanto ridículo, pode trazer sérias consequências.
O que é uma pátria? A pátria é o reservatório dessa cultura. É o local onde essa cultura é criada, desenvolvida, vivida e celebrada. A pátria é principalmente nossos valores, nossas tradições, nossas realizações. Ninguém consegue, nem pode viver sem uma pátria. A pátria é o lar onde nós cultivamos nossa cultura. Como nos sentimos bem em nosso lar. Quem já viveu em outros países, com outras culturas, sabe do que estamos falando.
A cultura é a coisa mais sagrada de um povo. A cultura é a alma de um povo. Povo que perde sua cultura é um povo que perde sua alma. E se a cultura é a alma de um povo, a dimensão religiosa, os valores, são a alma dessa cultura.
Então: cultivar essas tradições, esses valores, essa cultura é ser patriota, ou se quiser, nacionalista, no bom sentido. Defender essa cultura é nossa obrigação, pois a cultura é a nossa maior riqueza.
Artigo publicado na edição nº 412, jornal Mundo Jovem, novembro de 2010, página 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...