Avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Este é o objetivo da Prova Brasil, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), que está sendo aplicada em todo o território nacional até o próximo dia 18. No Pará, participam da avaliação 233.041 estudantes, divididos em 7.455,83 turmas, de 2.712 escolas públicas.
A Prova Brasil é aplicada para os alunos da quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino Fundamental e para os da terceira série do Ensino Médio. Eles respondem a questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
Durante a avaliação, os alunos de 5° ano respondem a 22 itens de Português e a 22 itens de Matemática. Já os estudantes de 9° ano e do 3º ano do Ensino Médio, a 26 itens de Português e a 26 de Matemática. O tempo total estipulado para a realização das provas é de duas horas e trinta minutos.
De acordo com a Interlocutora Estadual de Avaliações (Inep/Seduc), Simone Palheta, a partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação. “Assim estas instituições poderão aplicar medidas que reduzam as desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionar seus recursos técnicos e financeiros para áreas prioritárias”, ressaltou.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados também estarão disponíveis a toda a sociedade, que a partir dos resultados pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo, além de acompanhar, também, a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo.
Preparação – Com o objetivo de preparar os alunos da rede estadual para a Prova Brasil, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, no último dia 4, um simulado. Participaram do teste estudantes matriculados na 4ª série/5º ano e 8ª série/ 9º ano do Ensino Fundamental.
Em média, os alunos levaram duas horas para resolver as 44 questões, divididas em 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática, próximo ao tempo proposto pelo Ministério da Educação (MEC), que é de duas horas e trinta minutos. Para a estudante Renata Dias, de 14 anos, o simulado é importante por permitir a reflexão sobre o assunto estudado. “Não é um teste tão fácil. Ele faz a gente pensar muito durante as questões. Tudo é voltado para a leitura e interpretação. Até em Matemática temos que ler e interpretar para conseguir resolver”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário